ABRANGÊNCIA NACIONAL

Abrangência Nacional

Neste nosso processo de nacionalização que se inicia, sempre daremos grande destaque aos cargos de Diretores e Gerentes Regionais. Este é o mais importante passo para que possamos estar presentes em todo Brasil de forma eficiente, produzindo resultados, pois sabemos que cada região tem suas necessidades e peculiaridades.

Não desejamos que existam centralizações de diretrizes e decisões na LOGÍSTICA BRASIL, principalmente, quando estamos tratando de questões regionais, pois, fatalmente, cometeríamos os mesmos erros do Legislador com a Lei nº 12.815/13 (Lei dos Portos), por exemplo, que centralizou as decisões portuárias na Antaq, transformando os Conselhos das Autoridades Portuárias (CAP) em meros órgãos consultivos, que nada mais deliberam.

As questões regionais também são importantes para o certame regulatório nacional, pois estas devem ser levadas em consideração quando as agências reguladoras produzem seus normativos, principalmente, para construção de análises de impactos regulatórios (AIRs) sólidas. Isso se aplica a todas as demais autoridades intervenientes no setor.

O Brasil é um país de dimensões continentais, com mercados, demandas e escalas econômicas bem distintas e muito específicas. Por isso, as diretorias e gerências regionais serão cargos de extremamente estratégicos para nossa Associação, pois devem ter a capacidade de levantar as informações necessárias para que os interesses dos associados sejam atendidos na sua plenitude.

Para ilustrar, um caso específico de um associado deve ser tratado de forma a restabelecer o equilíbrio nas relações dele com os prestadores de serviços e autoridades. Ou seja, demanda de associado deve ser atendida! Porém, este caso específico do associado, se devidamente monitorado, estudado e trabalhado, pode nos levar a fazer propostas de mudanças às Agências e demais autoridades intervenientes, em âmbito nacional, no escopo dos temas que envolvem o nosso Estatuto.

Um dos grandes segredos do nosso trabalho é o acompanhamento constante e proativo das operações dos usuários donos de cargas e demais players. Não ficamos parados esperando as demandas e informações chegarem, assim como não nos limitamos a buscar informações apenas junto aos nossos associados. Buscamos informações em todos os lugares, seja através de outras entidades, seja através de outras empresas embarcadoras, exportadoras e importadoras. É isso que nos garante estar um passo à frente e com precisão. É isso que teremos em nossas unidades regionais.

Nossa atuação regional no Estado do Rio de Janeiro, sem sombra de dúvidas, é um case de sucesso que pode ser levado a todos os Estados. Então queremos somar as nossas experiências com as dos nossos Diretores e Gerentes regionais para realizarmos um trabalho que realmente traga benefícios aos usuários donos de cargas e demais associados.