Ouvidoria

A LOGÍSTICA BRASIL ciou sua Ouvidoria objetivando receber reclamações e denúncias de todas empresas usuárias (embarcadoras, importadoras e exportadoras) dos serviços portuários, de transportes e da logística, independentemente de serem ou não associadas à entidade.

A OUVIDORIA LOGÍSTICA BRASIL é um canal de comunicação importantíssimo, para que a Associação esteja atualizada e ciente de todas as externalidades negativas e condutas oportunistas e lesivas cometidas por prestadores de serviços.

As demandas recebidas por meio da OUVIDORIA LOGÍSTICA BRASIL terão, automaticamente, caráter sigiloso, preservando o nome das pessoas e/ou empresas demandantes.

Segundo o Diretor-Presidente da Associação, “dependo do caso, o simples fato de ter ciência de condutas prejudiciais aos usuários, sem expor os demandantes, mas fazendo uma boa investigação, é o suficiente para que se tome medidas eficientes para a harmonização setorial”.

A Associação entende que é necessário romper com o paradigma, que tanto atrapalha os usuários, que é aquele que gera expectativas negativas de retaliações por parte de prestadores de serviços que exercem posições dominantes em seus segmentos. “Mesmo diante de mercados oligopolizados e com fiscalizações ineficientes por parte das autoridades, que deixa no usuário uma sensação de insegurança enorme, vez que só se mexem mediante denúncias (ex post), sem supervisão constante e proativa (ex ante), não podemos nos dar ao luxo de ficar parados vendo nosso dinheiro, de forma injustificada, abusiva e ilegal, enriquecendo prestadores de serviços. Portanto, nós vamos assumir as brigas em nome daqueles que trouxerem suas demandas. Aliás, é o que temos feito nesses  mais de 05 anos de criação da Associação, só que, a partir de agora, com mais intensidade”.

O desejo da entidade é equilibrar o mercado, acabando com as externalidades negativas e condutas oportunistas e lesivas atualmente cometidas por prestadores de serviços do transporte marítimo. “Nosso trabalho é pautado pelo interesse público. Basta ir ao nosso site, ver nossas ações, para constatar que mais de 95% delas são em prol do coletivo e não exclusivamente das nossas associadas.

Para o envio de demandas, a LOGÍSTICA BRASIL disponibilizou o e-mail ouvidoria@logisticabrasil.org, já em funcionamento. A entidade pede que os demandantes se identifiquem e deixem números de contato, pois todos os casos terão tratamentos individuais. Também pede que documentos comprobatórios sejam anexados. A LOGÍSTICA BRASIL não trabalhará sobre denúncias anônimas e/ou vazias, adiantou André de Seixas.